sábado, 29 de agosto de 2015

Wardrobe Detox

sábado, 29 de agosto de 2015
Image from Pinterest

Durante a maior parte do ano acordo às 6:30 da manhã e entre universidade e trabalho chego a casa às 22:30, por isso preciso de manter um nível de organização que me permita funcionar durante o meu dia a dia. Uma das coisas que me ajuda é manter o meu guarda roupa organizado e fácil de conjugar, por isso hoje deixo-vos com 5 dicas de como o fazer.  Este vai ser o primeiro de uma série de 3 posts cujo objectivo principal é obter um guarda roupa bem estruturado.


1. Limitar as compras | parece óbvio não é? Em vez de comprarem impulsivamente tudo o que vos chama à atenção na loja, comprem apenas aquilo que vos faça suspirar ou que vos faça realmente falta. Esta é provavelmente a solução mais eficiente para não termos o nosso guarda roupa a rebentar pelas costuras. Pensem se precisam realmente dessa peça e durmam sobre o assunto.

2. Seguir a regra "sempre", "às vezes" e "nunca" | retirem toda a vossa roupa das gavetas, armários etc e separarem-na toda nestas três categorias, de acordo com as vezes as vestirem.

3. Analisar | está na hora de rever o monte de roupa "às vezes", e interrogarmos-nos se:

Ainda me serve?
Ainda está em condições para ser usada?
É confortável para usar no dia a dia?
Posso conjuga-la facilmente?
Quando a visto faz-me sentir feliz ou tem algum valor sentimental?

Caso respondamos que não a uma ou duas destas questões, o melhor é separarmos essas peças pela roupa que está em condições para ser doada e a que deve ser deitada fora (já existem lojas que aceitam sacos com as nossas roupas velhas para serem recicladas, a H&M por exemplo ainda nos dá em troca um voucher de 5€ por cada saco de roupa, que pode ser usado em compras iguais ou superiores a 30€!)

4. Definir o nosso estilo | com o passar do tempo o meu estilo mudou, e depois de uns ajustes aqui e ali consegui definir como gosto de me ver e como gosto de me apresentar visualmente sem abdicar do conforto. Basicamente nos últimos dois anos comprei um novo guarda roupa, composto por elementos e cores chave que se conjugam harmoniosamente entre si, excepto uma ou outra excepção. Tendo definido o meu estilo permite-me colocar de parte bastantes peças que não se enquadram na ideologia por trás do meu novo guarda roupa.

5. Organizar  |  finalmente podemos arrumar o nosso guarda roupa com as peças que sobreviveram ao corte! Tenham o cuidado de colocar todas as peças onde estejam visíveis e com fácil acesso, organizem-nas por tipo de roupa ou por cores, como vos parecer mais agradável esteticamente e prático. Desta forma a tarefa de escolher o que vestir de manhã será muito mais agradável, fácil e rápido! 

PS1: Embora este post fale concretamente em roupa, as mesmas regras podem ser aplicadas ao calçado e aos acessórios. Experimentem e garanto-vos que serão muito mais felizes com bem menos! E o stress matinal com o "não tenho nada para vestir"? Bem esse sentimento nunca desaparece por completo mas acreditem que diminui bastante pois facilmente visualizamos todas as nossas roupas e as conjugamos entre si.

PS2: eu pertenço àquele grupo de pessoas que tem roupa para sair à rua e tem roupa para usar somente em casa, por isso se forem como eu não se esqueçam de deixar algumas peças de roupa (mais confortáveis de preferência) de parte para esse fim. Para evitarem confusão, coloquem essa roupa separada da restante, numa gaveta só para ela ou numa prateleira.

Espero que tenham gostado e que as dicas vos sejam úteis! Beijinho.



9 comentários:

  1. Eu quando saio cedo coloco a roupa pronta no dia anterior ;) mas também vou organizando à vezes o armário, mas não consigo separar muita roupa xD uso sempre tudo e já acontece me mutias vezes usar agora peças que já não usava há um ano ou mais.
    Kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim também faço o mesmo, deixo sempre a roupa do dia a seguir escolhida à noite, mas como chego a casa tarde e ainda tenho que jantar, tomar banho, estudar, preparar tudo para o dia seguinte, etc, mesmo nessa altura não me sobra muito tempo para escolher com calma :) por isso ajuda imenso ter o guarda roupa bem estruturado em que quase todas as peças conjugam umas com as outras.
      Eu realmente quando deixo de usar algo é mesmo para não voltar :p

      Beijinho

      Eliminar
  2. Achei este post muito útil, eu nos ultimos dias tenho estado a organizar o meu guarda roupa pois o outono está a chegar, e tenho muita roupa a mais e é essa a roupa que vou dar á caridade, obrigada pelo post!!

    http://luxurysmoland.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico bastante feliz que tenhas gostado do post e que te seja útil :) Vão sair mais 2 posts relacionados com o mesmo tema e com mais dicas, segue o blog se quiseres saber quando saírem :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Dicas que sigo!
    No entanto, toda a minha roupa serve ou para sair a noite ou de dia. Não faço distinção pois assim consigo usá-la sempre, ou quase sempre. Senão já sei que me vou arrenpender de comprar algo que uso apenas algumas vezes xD e às vezes deixo a minha roupa para o dia seguinte como me visto em 5min antes de sair de casa. É a vantagem de ter o closet simples e com básicos ;)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é algo que faço bastante, fora algumas peças mais formais tudo o resto alterando os acessórios e o calçado facilmente se tornam num outfit para sair à noite. Bem sei o que é comprar vestidos para uma saída especial e agora estarem guardados à um ano ou mais, arrependo-me tanto. A minha melhor decisão foi mesmo optar pelos básicos e conseguir conjugar tudo. Se não deixasse a roupa preparada na noite anterior era bem capaz de sair de casa com uma meia de cada cor eheh

      Beijinho**

      Eliminar
  4. great :)
    Have a nice weekend!

    http://www.itsmetijana.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  5. Uso IMENSO a segunda regra :P Mais há mão o que "sai" mais.
    Assim evitam-se rebuliços nos armários :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Five feet Three © 2015